Anitta é internada com Trombose: Entenda a doença

sexta-feira, 26 de junho de 2020





Anitta foi internada, nessa quinta-feira (25.06), no Rio de Janeiro, com um quadro de trombose. Em seu Instagram, a influencer tranquilizou os fãs: "Eu tive uma trombose, que já começou a ser tratada. Quem sabe o que é essa doença, sabe o perigo. Então, sem 'vibe' ruim, gente! Estou bem, está tudo certo", compartilhou. 

A cantora passa bem, de acordo com sua assessoria de imprensa, mas permanecerá em observação. Estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) apontam que a doença acomete duas a cada mil pessoas por ano, com uma taxa de recorrência de 25%.

A médica pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, dra. Renata Castro, esclarece definição, sintomas, fatores de risco e prevenção em viagens.

Conceito - Trombose venosa profunda é o entupimento de uma veia pela formação de um trombo, um coágulo. Ocorre mais frequentemente na perna, mas pode acometer também braços e outros locais.

Sintomas - Dor e edema (inchaço) são os principais sinais e variam de acordo com o local da trombose. Como o mais comum é trombose venosa em uma das pernas, em geral, a dor será localizada na panturrilha.

Fatores de risco -  Em 1884, Rudolph Virchow descreveu a chamada tríade de Virchow, que contém os fatores que favorecem trombose: fluxo sanguíneo lentificado; lesão de vasos sanguíneos; maior coagulabilidade do sangue. Teoricamente, atletas estariam mais sujeitos à lentidão do fluxo sanguíneo (pela menor frequência cardíaca e menor pressão arterial); desidratação; e traumas vasculares.


Gestação; período pós-parto; Uso de pílula anticoncepcional; Idade acima de 60 anos; História familiar ou própria de trombose; Varizes; Insuficiência venosa; Obesidade; Altura acima de 1,90 m ou abaixo de 1,60 m; Cirurgia recente; Imobilização; Câncer; voos longos.

Prevenção em viagens - baixíssima umidade do ar dentro das aeronaves, excesso de horas sem movimentação (com menor fluxo sanguíneo venoso) e a baixa ingestão de água durante o voo podem provocar a doença.

Apesar de não existirem estudos que analisaram a eficácia das medidas preventivas para a trombose relacionada à viagem, algumas recomendações parecem ser úteis para as pessoas com maior risco: Beber pelo menos 250 ml de água para cada 2h de viagem; Fazer exercícios durante a viagem (caminhar, movimentar os tornozelos); Evitar consumo de álcool; Evitar uso de tranquilizantes ou remédios para dormir durante a viagem; Uso de meias com pelo menos 10-20 mmHg de compressão durante a viagem. Nos indivíduos com maior risco, como pessoas com câncer, imobilizadas ou com história prévia de trombose, pode ser indicado o uso de medicamentos anticoagulantes antes da viagem.

“Converse com sua médica antes de utilizar qualquer medicamento”, orienta Dra. Renata Castro.

CONFIRA A MATÉRIA ACESSANDO:

https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/06/anitta-e-internada-com-trombose-entenda-doenca.html
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2019 - Dra. Renata Castro - Mídia.