Exercícios ao ar livre pode gerar contaminação por Covid-19?
terça-feira, 9 de junho de 2020
A prática de exercícios é importante, mas é preciso tomar cuidados.
A flexibilização das medidas restritivas de isolamento social adotadas em virtude da pandemia de COVID-19 já é uma realidade em diversas cidades brasileiras.
Ao mesmo tempo, moradores de cidades que ainda não reduziram o isolamento social tentam manter a boa forma fazendo exercícios ao livre. Será que essa atividade pode colocá-los em risco de contaminação?
A especialista em medicina esportiva e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, dra. Renata Castro, esclarece cinco tópicos sobre o assunto. Confira:
1. Flexibilização da quarentena X segurança em atividade ao ar livre:
A análise de segurança depende de vários fatores, e o principal deles é a presença de outras pessoas (possivelmente infectadas) no local em que você está praticando atividade física. Sabemos que quanto mais intenso o exercício, mais intensa é a expiração do ar e, por isso, os aerossóis gerados podem atingir distâncias maiores. Como não podemos ter 100% de certeza de que outras pessoas que estejam praticando atividade física estejam isentas do COVID-19. O mais importante é manter a distância segura (que em caso de corrida pode ser de até 20 metros) e continuar usando máscara.
2. Atividades mais vulneráveis para a contaminação:
Quanto mais intensa a atividade, maior é a distância alcançada pelos aerossóis de uma pessoa contaminada que a esteja praticando. Quanto maior esta distância, maior a chance de contaminar outras pessoas.
3. Uso máscaras na prática de exercício:
As máscaras devem ser usadas, uma vez que reduzem a chance de contaminação. Mas a distância segura também deve ser incentivada.
4. Praticar meus exercícios no prédio ou em ruas de pouca movimentação de pessoas:
Quanto menos contato com outras pessoas, menor a chance de contaminação. Mas vale lembrar que os cuidados com as mãos e uso de álcool gel devem permanecer.
5. Academias liberadas para poucas pessoas ao mesmo tempo. Recomendações:
Mantenha distância segura e o uso de máscara, limpe aparelhos antes e após o uso com álcool. Durante o treino, evite tocar o rosto.
CONFIRA A MATÉRIA ACESSANDO:
http://www.ahoranews.com.br/exercicios-ao-ar-livre-pode-gerar-contaminacao-por-covid-19/