Saiba escolher o melhor modelo de máscara para fazer exercícios

quarta-feira, 15 de julho de 2020

 


Muitas cidades estão flexibilizando as medidas restritivas de isolamento social adotadas em virtude da pandemia do novo coronavírus, o que inclui a prática de exercícios em academias e ao ar livre.

No entanto, a atividade física em contexto de pandemia do novo coronavírus exige alguns cuidados para a segurança do esportista. Para a especialista em medicina esportiva e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, dra. Renata Castro, antes de pensar em sair de casa, alguns esclarecimentos são fundamentais:

“É verdade que as máscaras geram uma barreira ao coronavírus, reduzindo a chance de inalação do vírus. Novos hábitos são difíceis de adquirir e o uso de máscaras tem sido alvo de diversas reclamações. Afinal, a barreira ao vírus também dificulta um pouco a passagem do ar. Contudo, é importante lembrar que existem máscaras específicas para cada ambiente, de acordo com o risco de contaminação de cada local. Nos hospitais usamos máscaras N-95 (que dificultam muito a passagem do ar e têm vedação muito ajustada). Mas, ao fazer atividade física, o uso de máscara N-95 não é indicado”, explica Renata.

“As máscaras indicadas para a prática de exercícios devem permitir a ventilação adequada e ficar confortável. É importante que elas sejam laváveis e que o esportista a troque quando estiver úmida. Máscaras úmidas oferecem menos proteção.Finalmente, antes de sair correndo para estrear sua máscara nova, faça um teste em casa. Verifique se está confortável. Se não estiver confortável em repouso, ela não é a máscara ideal para você praticar exercícios”, alerta a cardiologista.

A especialista em clínica médica ainda destaca benefícios do uso da máscara durante a atividade física: “As máscaras podem ser úteis na redução das crises de asma e broncoespasmo induzidos pelo exercício. Estamos no inverno e, dependendo da hora e do local em que você pratica exercício, o ar é bastante frio. A inalação do ar frio pode desencadear uma reação dos brônquios, dificultando a passagem do ar. Estudos conduzidos muito antes da pandemia de COVID-19 revelaram que o uso de máscaras de tecido e até menos de uma echarpe ou cachecol na frente do nariz e da boca aquecem o ar inspirado e reduzem essas reações ao frio. Em um estudo publicado em 1995 (Allergy 1995: 50: 221-224), 88% dos pacientes com asma relataram redução dos sintomas (tosse, chiado no peito, cansaço) quando se exercitaram em ambientes frios, utilizando máscara de tecido”, detalha a médica, que completa: “E antes que vocês perguntem, nas pessoas sem asma ou mesmo com outras doenças, o uso da máscara não causa malefícios. Pode ficar um pouco mais difícil de respirar, sim. Mas é só isso”.

Abaixo, a dra. Renata Castro enumera 10 cuidados com a máscaras durante a prática de exercícios:

1 – Escolha uma máscara que permita a passagem do ar e que não te impeça de respirar em repouso.

2 – Escolha uma máscara que se adapte bem ao seu rosto sem deixar folgas, mas também sem que seja muito desconfortável.

3 – Sempre lave as mãos com água e sabão, ou as limpe com álcool gel antes de colocar a máscara.

4 – Evite tocar o rosto ou a máscara quando estiver fazendo exercícios. Sempre que isso acontecer, lave as mãos com álcool gel.

5 – Não se esqueça de levar álcool gel com você.

6 – Se a máscara ficar úmida, troque de máscara. Para isso,  você precisará ter máscaras extras com você.

7 – Retire a máscara do rosto, segurando em suas tiras.

8 – Guarde a máscara usada em um saco plástico.

9 – Coloque a nova máscara também segurando pelas tiras, após higienizar as mãos com álcool gel.

10 – Ao chegar à casa, lave as máscaras usadas com água e sabão.


CONFIRA A MATÉRIA ACESSANDO:

https://www.portaldozacarias.com.br/site/noticia/saiba-escolher-o-melhor-modelo-de-mascara-para-fazer-exercacios/

https://orolo.com.br/mulher/saiba-escolher-o-melhor-modelo-de-mascara-para-fazer-exercicios/

https://portalmt.com.br/saiba-escolher-o-melhor-modelo-de-mascara-para-fazer-exercicios/

https://omelhordabaixada.com.br/10-cuidados-e-beneficios-do-uso-da-mascara-durante-a-pratica-de-exercicios

https://delas.ig.com.br/alimentacao-e-bem-estar/2020-07-15/saiba-escolher-o-melhor-modelo-de-mascara-para-fazer-exercicios.html

https://www.barrazine.com.br/2020/07/cuidados-e-beneficios-do-uso-da-mascara-durante-a-pratica-de-exercicios/#gs.d6p8tb

http://portalemfoco.com.br/eventos/lives/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2019 - Dra. Renata Castro - Mídia.